Importante lei de homicídio culposo definida em Utah com a ajuda de Brayton Purcell LLP

PARA MAIS INFORMAÇÕES
GIL PURCELL, ESQ.
gpurcell@braytonlaw.com

EM UM CASO QUE O SUPREMO TRIBUNAL DE UTAH DESCRITO COMO UMA DE PRIMEIRA IMPRESSÃO, HOJE O TRIBUNAL EMITIU A SEGUINTE DECISÃO COM RELAÇÃO A REIVINDICAÇÕES DE MORTE ERRADA DE HERDEIROS QUANDO UM PROCESSO DE LESÃO PESSOAL FOI PROCESSADO ATRAVÉS DE VERDITO

Salt Lake City, UT, 30 de janeiro de 2015 - Vickie Warren foi diagnosticada com mesotelioma em julho de 2007. Ela entrou com uma ação por danos pessoais no Terceiro Tribunal Distrital de Salt Lake City, Utah, em agosto de 2007. Ela teve um julgamento com júri em maio de 2010, onde o júri concedeu um veredicto de US$ 5.256.818,61 contra Hamilton Materials, Georgia Pacific, LLC e Union Carbide Corporation. Vickie Warren faleceu em maio de 2010, dias depois de o júri ter dado o veredicto de cinco milhões de dólares.

Como é típico em muitos estados, mas raro em Utah, apesar de já ter o processo de danos pessoais para Vickie Warren, seus herdeiros entraram com uma ação por homicídio culposo em maio de 2012, dentro da seção 78B-3-106 do Código de Utah de dois anos do estatuto de homicídio culposo.

Georgia Pacific, LLP e Union Carbide Corporation do réu entraram com uma moção para rejeitar, que foi negada pelo tribunal de primeira instância. Os réus então apelaram, instando que os herdeiros deveriam ser proibidos de abrir uma ação por homicídio culposo quando o falecido já tenha processado uma ação subjacente por danos pessoais. Os herdeiros contestaram que, de acordo com a linguagem simples da seção 78B-3-106 do Código de Utah, uma ação por homicídio culposo é uma causa de ação independente que acumula “em benefício” dos herdeiros.

Descrito pela Suprema Corte de Utah como “um caso de primeira impressão”, ao afirmar a negação do tribunal de primeira instância ao pedido de demissão dos réus, a Suprema Corte de Utah estabeleceu que:

“A seção 78B-3-106 do Código de Utah afirma claramente que 'quando a morte de uma pessoa é causada por ato ilícito ou negligência de outra pessoa, seus herdeiros... podem manter uma ação por danos'. A linguagem legal é clara e inequívoca e não indica que a causa da ação esteja de alguma forma vinculada à ação de danos pessoais do próprio falecido. Concluímos, portanto, que o homicídio culposo é uma causa de ação independente, não impedida pela existência de uma sentença final no processo subjacente de danos pessoais do falecido….”

O sócio sênior Gil Purcell, que foi advogado no caso de danos pessoais e defendeu o recurso perante a Suprema Corte de Utah, declarou: “Esta decisão é um resultado fantástico que afeta a vida de inúmeros cidadãos e famílias de Utah. É incrível como às vezes temos que lutar tanto apenas para estabelecer o que deveria ser óbvio - uma demandante modelo de danos pessoais como Vikki Warren foi, que arquiva oportunamente seu caso de danos pessoais, leva-o ao veredicto, vence e defende com sucesso seu julgamento sobre recurso, simplesmente não elimina ou de alguma forma afeta negativamente os direitos e recursos subsequentes de homicídio culposo pertencentes a seus herdeiros”.